A palavra Bromatologia deriva do grego: Broma, Bromatos significa “dos alimentos”; e Logos significa Ciência. Portanto, pode-se definir Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos.
Esta ciência tem como finalidade buscar conhecer os alimentos de forma detalhada, analisando suas composições quantitativas e qualitativas, seus valores nutricionais e energéticos, suas propriedades químicas e físicas, seus efeitos no organismo, bem como características higiênicas e toxicológicas de possíveis alterações e/ou contaminações, suas causas e como evitar que ocorram.
A Bromatologia está relacionada com o controle de qualidade dos alimentos, desde a coleta até a comercialização, passando pela produção/fabricação, transporte, processamento, conservação e armazenamento. O Bromatologista é responsável por verificar se os alimentos estão enquadrados nas regulamentações legais, procurando por adulterações e/ou aditivos que possam prejudicar a saúde. Estes profissionais, que pode ser um Biomédico habilitado na área, é capaz de realizar análises de laboratório da indústria alimentar e institutos que relacionados à nutrição, com métodos convencionais ou automatizados. A escolha do método dependerá do que será analisado.
- Controle de qualidade (fabricação e estocagem do alimento processado).
- Caracterização de alimentos in natura: alimentos novos e desconhecidos
- Pesquisa de novas metodologias analíticas
- Pesquisa de novos produtos.
- Controle de qualidade dos produtos existentes.
Os alimentos podem ser classificados em:
Alimento Genuíno: São os alimentos saudáveis, ou seja, que não possuem nenhum tipo de substância não autorizada e cumprem as especificações regulamentarias.
Alimento Adulterado: É o alimento que é, geralmente, impuro, impróprio ou nocivo a saúde. De acordo com a Lei Federal 9.677/98, a adulteração de alimentos é configurada como crime hediondo contra a saúde pública.
Alimento Alterado: Aquele cuja composição química e as suas características organolépticas foram alteradas por processos físicos, químicos ou microbianos, que podem ocorrer durante a sua fabricação, conservação ou transporte.
Alimento Falsificado: É o alimento elaborado com a finalidade de copiar a aparência e características gerais de outro alimento legítimo, e se denominam como este, porém não são.
Alimento Contaminado: São alimentos que foram contaminados por germes patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ou infecções.
UM BIOMÉDICO QUE ANALISA ALIMENTOS
![]() |
Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria |
O Biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, é especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ficou conhecido por apresentar quinzenalmente o quadro “Tá Limpo”, no Fantástico, programa da Rede Globo. Roberto também é diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes. É um dos principais exemplos de biomédicos que trabalham com análises de alimentos.
Confira algumas oportunidades para se tornar um Biomédico Bromatologista nos links a seguir:
http://www.fef.br/pos/curso.php?webcurid=324
http://www.universidadelivre.org.br/?sec=curso&c=2735
Confira algumas oportunidades para se tornar um Biomédico Bromatologista nos links a seguir:
http://www.fef.br/pos/curso.php?webcurid=324
http://www.universidadelivre.org.br/?sec=curso&c=2735
Nenhum comentário:
Postar um comentário